Bem vamos tentar explicar no mais resumidamente possível de forma não tão técnica mas ao mesmo tempo bem técnica hehe.
Quando as informações são enviadas através da Internet ou uma rede, há dois itens muito básicos que são necessários para se certificar de que a informação fica onde ele é destinado a ir e processado corretamente. Eles são:
- Um endereço - Um endereço é basicamente um indicador que permite que dados destinados a um computador para localizá-lo. É semelhante a um endereço em uma carta que é usada pelo serviço postal para encontrar o número de casa certo que uma carta em ser enviado para. Cada computador tem um endereço que é usado para localizá-lo quando a informação está sendo enviada para ele.
- Uma porta - Uma porta é um número de referência de rede utilizado com o protocolo de rede TCP / IP que associa pacotes de rede (informações enviadas através da rede) com serviços ou programas de aplicação. O número da porta ajuda a indicar que programa em execução em um computador receptor processará as informações recebidas.
Para colocá-lo simplesmente, existem dois tipos principais de firewalls. Eles são:
- Filtragem de pacotes
- Firewall de aplicativos
Filtragem de Pacotes Firewall
De forma geral e simples, um firewall de filtragem de pacotes examina as portas para as quais a informação se destina e permitirá que as informações sejam enviadas ou impedem que as informações cheguem ao computador e ao programa específico que pode ter processado.Os firewalls que eu chamo de firewalls corporativos são usados para proteger o que é chamado de rede privada. Uma rede privada é uma rede especial que está escondida atrás de um dispositivo de rede (geralmente um firewall). O firewall pode usar apenas um endereço na internet ou apenas um punhado de endereços na internet, enquanto há centenas ou milhares de computadores por trás do firewall na rede corporativa. A figura abaixo ilustra isso. Cada caixa pequena representa um computador que pode ser um computador usado por um funcionário da organização proprietária da rede.
Muitos firewalls corporativos são firewalls de filtragem de pacotes. Eles filtram o tráfego de rede com base em um conjunto de regras definidas pelo administrador da rede e filtram com base em informações de endereço e de porta. O firewall permitirá que alguns pacotes de dados na rede e outros pacotes sejam negados. Você poderia pensar em cada porta como um potencial "buraco" no firewall. Se houver um furo no número da porta, o pacote irá passar, se não, será negado.
Firewall de aplicativos
Um firewall de aplicativo normalmente mantém uma lista de programas de computador que podem receber e transmitir informações através da Internet ou da rede. Se o programa não tiver permissão específica para usar a Internet, o firewall não permitirá o acesso. A maioria dos firewalls pessoais funcionam dessa maneira. É por isso que firewalls pessoais podem impedir adware e spyware uma vez que se o programa não tem permissão para usar a internet, ele não pode enviar informações de volta para seus criadores e não pode baixar outros programas adicionais em seu computador.
0 comentários :
Postar um comentário